Série Amamentação durante a Covid-19: Daniela Uejo

 Amamentação, um ato de amor incontestável. Mas será que também pode oferecer proteção imunizante? 

Amamentar é, sem dúvidas, a ligação mais linda entre mãe e filhos. É o momento de aconchego, carinho em doses altas, muita troca de olhares e fofura. É claro, tudo isso após passarmos por toda aquela fase da dificuldade em se adaptar. Ele também faz parte da hora do soninho. É cuidado, alimentação extremamente necessária e exclusiva até 6 meses de vida. Aconselhada para durar até 2 anos.  


Esse ano me ocorreu uma questão, fui imunizada contra a Covid 19 com as duas doses, ainda amamentando, será que meu bebê pode ser imunizado, já que recebe parte de tudo o que eu como, tomo, remédios e afins?


De acordo com a Unicef, o leite materno fornece a todos os bebês água, todos os nutrientes e anticorpos que os mantêm saudáveis e ajudam a protegê-los de muitas infecções. Os anticorpos e fatores bioativos do leite materno podem lutar contra a infecção da covid-19, se um bebê for exposto.

Pensando nisso, fui pesquisar e encontrei informações que me deram esperanças. Estudos estão sendo realizados para comprovar a eficácia da imunização por meio do leite materno. Nesse tempo pandêmico o que a gente quer é ter a oportunidade de proteger quem mais amamos.


O leite materno protege não só contra a covid-19, mas contra diversas outras doenças infecciosas. Em outubro de 2020, a Sociedade Brasileira de Pediatria, SBim e a Febrasgo emitiram documento técnico que trata da imunização na gestação, pré-concepção e puerpério.




A comprovação ainda não chegou, mas creio que coração de mãe não se engana, e há possibilidades de que esse momento da amamentação,  afetivo e tão importante, pode também significar imunização aos nossos bebês.

Comentários

  1. Obrigado Daniela, você sempre solicita em nos atender, alias, foi conversando contigo que surgiu essa pauta.
    Espero que seja uma série bastante instrutiva para as mães que ainda amamentam.

    ResponderExcluir
  2. Rosangela Martins
    Com certeza a frase " amamentar é um ato de amor" não é por acaso, faz todo sentido, é totalmente verdade, esse momento é maravilhoso, inexplicável. Sempre falo para as mamães de primeira viagem que foi a melhor experiência da minha vida... É lindo quando pegamos os nossos filhos nos braços e podemos amamentar-lhes, sentindo todo carinho e afeto do nosso filhinho, sabendo que ele depende totalmente de nós. Palavras não são suficientes para expressar, o sentimento que une mãe e filho precisa ser sentido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo lindo comentário. Sua participação aqui abrilhanta nossa página.

      Excluir
  3. Unknown
    Além de hidratar e alimentar, o leite materno funciona como uma vacina natural. É rico vitaminas, proteínas e anticorpos que ajudam a proteger a criança nos primeiros meses de vida contra diarreias, infecções respiratórias, otites e alergias.
    Muito mais do que um simples ato de alimentação, a amamentação é um direito que todas as mães devem ter.
    Parabéns filha por essa iniciativa muito importante de falar sobre o leite materno que é importantíssimo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação. Acho que você deve ser a mãe da Daniela e deve estar muito orgulhosa assim como nós dessa pessoa maravilhosa que nos inspira com relatos maravilhosos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dengue não impede amamentação

Mês de Maio, Mês das Mães e da Amamentação