Série Amamentação durante a Covid-19: Izabele Cassani

 Sou mãe de duas meninas e gostaria de relatar minha experiência de amamentação em especial a segunda devido a pandemia

Sei que a amamentação até os dois anos de idade são essenciais no desenvolvimento da criança. Mas não pude ficar esse tempo com minha primeira filha, amamentei até o quarto mês de vida dela, pois tive que voltar a trabalhar.

O leite materno protege não só contra a covid-19, mas contra diversas outras doenças infecciosas. Em outubro de 2020, a Sociedade Brasileira de Pediatria, (SBim) e a Febrasgo emitiram documento técnico que trata da imunização na gestação, pré-concepção e puerpério.




Agora, com a segunda filha, pude aproveitar um pouco mais. Ela já está com 1 ano e 2 meses e eu continuo amamentando.
Percebi a importância do tempo de amamentação e quais os benefícios que posso trazer para ela através do meu leite. O aleitamento materno protege a criança de doenças como infecções e alergias. Ela desenvolve a cada dia mais, e cresce mais forte, evitando vírus e outras doenças. Entendi que através do leite materno eu passo proteção, vitaminas, amor, carinho, aconchego, cuidado e muito mais! Sinto-me mais próxima a ela, sinto como se ela ainda fizesse parte de mim! É um momento único de mãe e filha!




De acordo com a Organização Mundial da Saúde e importante continuar amamentando seu bebê mesmo se ele ficar doente. Se o seu bebê contrair covid-19 ou outra doença, é importante continuar nutrindo-o com leite materno. A amamentação estimula o sistema imunológico do bebê e seus anticorpos são transmitidos para ele por meio do leite materno, ajudando-o a combater infecções.



Antes de receber a vacina do Covid-19, perguntei para a pediatra se haveria algum problema, pois sou da área da saúde, e fomos um dos primeiros a receber a sermos imunizados. Ela me explicou que poderia manter a amamentação normalmente, pois o anticorpo gerado em mim iria passar para a meu bebê. A amamentação estimula o sistema imunológico do bebê e seus anticorpos são transmitidos para ele por meio do leite materno, ajudando-o a combater infecções. Com essa resposta, fiquei aliviada e feliz. Sempre queremos o melhor para nossos pequenos.

O contato pele a pele e a amamentação exclusiva até os 6 meses ajudam seu bebê a ficar saudável e se desenvolver, e não há motivos para interrompê-la por causa desse vírus. Até o momento, a transmissão do vírus da covid-19 por meio do leite materno e da amamentação não foi detectada. (Unicef)

É um desafio a cada dia, principalmente para nossos pequenos que chegaram à plena época de pandemia, mas precisamos acreditar que tudo isso irá passar! Que nossas crianças cresçam fortes e saudáveis, é isso que eu espero.


Comentários

  1. Obrigado Izabele por atender o nosso convite e relatar sua linda história. Acreditamos que servira de ajuda para muitas mamães que estão passando por essa fase.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Série Amamentação durante a Covid-19: Daniela Uejo

Dengue não impede amamentação

Mês de Maio, Mês das Mães e da Amamentação