Série Amamentação durante a Covid-19 Sandra Maranhão


Foram os dias mais difíceis da nossa vida. Após descobrirmos que minha mãe havia contraído a covid-19, ficamos, todos, muito preocupados, já que ela mora conosco. A preocupação era acerca de como cuidaríamos dela com um bebê em casa. Nesse período, infelizmente eu também contraí a doença para meu desespero!







Paranoica como sou, mesmo só com os sintomas, sem o diagnóstico concretizado (ainda não havia feito o exame, mas, cuidando da minha mãe era praticamente impossível, segundo estatísticas não pegar essa doença), corri para o hospital. Precisava saber se deveria ou não continuar amamentando. Mesmo tendo algumas informações de que o covid era muito raro pegar em crianças eu precisava de um aconselhamento médico do que fazer, uma vez que meu bebê só mamava. Eu não queria jamais correr o risco de passar o vírus para ele.

Para meu alívio e alegria, foi a primeira recomendação médica, após falar que eu tinha um bebê: CONTINUE SEM CESSAR A AMAMENTAR SEU BEBÊ!

Uuuaauuu! Que alívio! Ainda não sabia o que estava por vir.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde do Brasil e Sociedade Brasileira de Pediatria é manter o aleitamento materno mesmo diante da confirmação positiva para o vírus. Sabemos, apesar dos poucos estudos ainda feitos, que o leite materno não transmite covid para o bebê.

Ainda de acordo com as recomendações da OMS e SBP é que mesmo a mãe estando em tratamento para COVID, ela precisa continuar a amamentação.

Voltei para casa. Comecei a tomar os remédios recomendados. E não sei se foram os remédios, se a ansiedade, se o medo ou o que quer que seja que tenha acontecido, para minha angústia, meu leite estava desaparecendo. Acredito que para toda mãe, onde o leite materno exclusivo é o principal alimento do seu filho, do nada começa a sumir, o desespero começa a surgir e você se vê em um abismo. Foi exatamente isso que aconteceu comigo.

Meu leite estava sumindo, meu bebê sofrendo sem seu alimento básico e eu pirando sem saber o que fazer.

Foi então que comecei a pesquisar e numa dessas lembrei-me de uma moça que trabalha com aleitamento materno. Corri para falar com ela para vermos se era possível reverter esse dilema.

Com muito carinho e prontamente ela me ajudou. Deu dicas, informações, ensinamentos que fizeram toda a diferença e então a produção de leite estava de volta e garantida pra meu pequeno.

Eu ainda não havia me vacinado contra a covid. Não estava imunizada. Porém, é muito importante saber que os benefícios da amamentação superam os riscos de transmissão do vírus. Ainda assim, ressalto a importância da vacinação para todos! É de suma importância a vacinação contra esse vírus terrível.








Aqui deixo algumas dicas, passadas pelo médico e também segundo recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em caso de mamães que amamentam e estão com o vírus da covid:

• Usar máscara facial (cobrindo completamente nariz e boca) o tempo todo;

• Evitar falar ou tossir durante o ato de amamentar para reduzir as chances de transmissão do vírus;

• A máscara utilizada pela mãe deve ser trocada imediatamente em caso de tosse ou espirro;

• A mãe deve utilizar uma máscara nova a cada nova mamada;

• Sempre que possível, a mãe deve optar por manter o local bem ventilado;

• Antes de trocar o bebê ou retirar o leite materno, a mãe deve estar com as mãos lavadas;

Além disso, as mães devem continuar com as recomendações de higiene na contenção do vírus, como lavar as mãos com frequência e utilizar álcool em gel.


Comentários

  1. Obrigado Sandra por sua colaboração no nosso blog. Acredito que sua história servira de muita ajuda para todas as mamães que estão passando por esse tempo de dificuldade.

    ResponderExcluir
  2. Sandra Maranhão
    😍😍😍 que prazer poder participar desse projeto lindo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Série Amamentação durante a Covid-19: Daniela Uejo

Dengue não impede amamentação

Mês de Maio, Mês das Mães e da Amamentação